quarta-feira, 18 de março de 2015

Guia de Figuras 1: Escalas, Materiais e Tipos de Figuras

 Enquanto a nova temporada de animes não começa, vamos conversar sobre figuras XD
 Nesse post vou explicar sobre como são os tamanhos das figuras, do que elas são feitas e os formatos/tipos de figuras no mercado. Como tudo é muito legal, vou falar de figuras japonesas e também das ocidentais!
 Prepare seu bloquinho de notas, passe na roleta e aproveite essa atração informativa!

 Primeiro de tudo: figuras são miniaturas que representam um personagem ou pessoa, com poses ou acessórios que retratam a personalidade e os trejeitos daquele personagem, ou uma cena marcante. Figuras não são brinquedos, nas próprias caixas tem essa informação.
 "Ah, mas se tem articulações meu filho pode brincar." Sim, ele pode, mas lembre-se que essas figuras custam de 100 reais pra cima, duvido que você vai querer ver seu filho quebrando um "brinquedo" desses. 😉

ESCALAS
 A escala determina o tamanho de uma figura, que geralmente é baseada na altura do personagem. As escalas para figuras geralmente ficam entre 1/10 e 1/4, mas existem peças mais "chiques" de escala 1/3, 1/2 e até mesmo 1/1 (a chamada life size).
Como funciona? A escala simplesmente divide a altura do personagem, por exemplo: a Mikasa Ackerman (Shingeki no Kyojin) tem 1,70 de altura, então uma figura 1/10 dela vai ter 17cm (1,70 ÷ 10 = 0,17). Quando dá número quebrado a fabricante provavelmente arredonda o número. Mas nem sempre as fabricantes seguem à risca a escala pela altura do personagem, muitas vezes seguem um padrão tipo "uma figura 1/8 vai ter entre 21 a 23cm."

Non Scale (Sem Escala)
 Nesse tipo de figura a fabricante faz o tamanho que bem entender, pra eles é bom que não tem como alguém dizer que o tamanho está errado, para os colecionadores é um pouco mais complicado pois fica difícil planejar como expor a figura non scale com o resto da coleção. Apesar de muita gente considerar as figuras articuladas de várias linhas (figma, S.H.Figuarts, Mafex, Marvel Select, etc.) como 1/12, elas são fabricadas como non scale.


MATERIAIS

PVC
 O material principal das figuras japonesas. O PVC é um tipo de plástico que possui certa flexibilidade e um acabamento mais delicado, é um dos melhores produtos para fazer a "pele" dos personagens, e uma das vantagens desse material é que se a figura cair no chão, ela não vai virar incontáveis estilhaços (mas vai ser danificada, lógico). O PVC pode entortar se exposto ao calor ou condições "perigosas", por exemplo: uma figura que esteja apoiada por uma perna só, ou que esteja numa pose mais "tombada" tipo correndo. Claro que não quer dizer que essas figuras sempre vão entortar, afinal as fabricantes (pelo menos as boas) usam material de alta qualidade e técnicas especializadas para impedir esse tipo de coisa, mas mesmo com qualidade é recomendado não deixar a figura exposta ao sol ou outras fontes de calor (até porque no sol as cores desbotam). Quer fazer uma sala de TV e expor suas figuras? Ótimo, mas não deixe elas muito perto da TV, principalmente se sua TV for de plasma. Outro cuidado é não deixar que fumem perto das figuras de PVC, pois o cigarro pode causar amarelamento e deixar um cheiro horrível.
 Existem MUITAS figuras de PVC falsificadas! Não compre esses produtos falsificados. O preço pode até parecer tentador, mas elas tem um acabamento muito ruim, e pior, PVC de PÉSSIMA qualidade, resultando em figuras entortando com facilidade, e até mesmo ficando com aspecto viscoso. 😨

ABS
 É um tipo de plástico usado em algumas partes das figuras, geralmente na base. Ele é mais rígido que o PVC. Sabe aquele Lego que você gosta ou gostava de montar? Ele é feito de ABS.

Resina
 O material mais utilizado nas figuras de grande porte, bem rígido, bem difícil de entortar, e é bem pesado. É o material base das estátuas ocidentais, mas raramente é usado em figuras japonesas. As figuras de resina costumam ser bem imponentes. As desvantagens são o preço e a fragilidade. Se cair, se despedaça. A maioria daquelas pequenas estátuas de santos que você vê em qualquer bazar são feitas desse material (algumas são de gesso).

Polystone
 Como a resina, só que um pouco mais rígida e porosa, geralmente é usado em peças que possuem alguma textura especial.

Cold Cast
 Esse é meio complicado, até onde eu sei é a resina processada de forma a ficar mais lisa, e sua composição leva pó de metal (😳) para ficar com um aspecto mais brilhante.

Vinyl
 Esse com certeza é o mais complicado. Em termos científicos, o vinyl tem pequenas diferenças químicas com o PVC. Já para nós meros consumidores, PVC e vinyl SÃO A MESMA MERDA. No colecionismo, as fabricantes se referem ao vinyl como um PVC mais barato (tanto que as figuras categorizadas como vinyl são mais baratas), o que não é verdade, pois o preço do PVC e do vinyl variam muito da qualidade química e do processamento, tem vinyl de baixa e de alta qualidade, assim como tem PVC de alta e de baixa qualidade, um pode ser tanto mais barato quanto mais caro que o outro. Então, para não colocar "plástico de menor qualidade" na descrição de material da figura, as fabricantes simplesmente descrevem como "Vinyl", bem mais simpático, não concordam?
 Em resumo: Se você ver na descrição da figura "material: vinyl" não quer dizer que ela é feita de vinyl, e sim que ela é feita de plástico de menor qualidade, seja vinyl ou PVC. Você vai perceber que essas figuras são mais baratas. Detalhe que essas figuras de vinyl muitas vezes são ocas.
 Bons exemplos de vinyl são os LPs, que muita gente chama de vinyl mesmo. E os cartões de crédito também são feitos de vinyl.
 Existe um boato de que o vinyl é menos tóxico que o PVC, mas para saber se isso é verdade só consultando um químico profissional.

Die Cast
 Esse não é exatamente um material, e sim um tipo de técnica. O die cast é um tipo de processamento de metal, ou seja, quando você lê "Die Cast" na descrição de uma figura, significa que ela tem peças de metal. O melhor exemplo de figuras com die cast são os articulados dos Cavaleiros do Zodíaco, que tem a maior parte de suas armaduras em metal, o die cast.

Fabric
É tecido, muito utilizado em figuras articuladas de escala 1/6 e em bonecas (também chamadas de dolls). As vantagens é que esconde articulações, dá um ar mais realista na figura e pode ser customizado com certa facilidade. As desvantagens é que pode rasgar, desbotar e manchar. Uma figura de PVC ou resina que utiliza roupas de pano é chamada de Mixed Media.

Light-Up
 Esse não é exatamente um material, e sim um efeito, uma figura com light-up possui uma pequena lâmpada de led que você pode acender pra dar um "plus" no visual da figura. Por exemplo: uma figura do Darth Vader que pode acender o sabre de luz é uma figura com efeito light-up.



TIPOS DE FIGURAS

Scale Figure (Figura)
 As populares figuras estáticas de PVC, a maioria fica entre a escala 1/8 e 1/7. Algumas fabricantes fazem umas figuras em 1/6, e recentemente as escalas 1/10 e 1/4 tem ganhado certo espaço no mercado. As vantagens são que essas figuras tem uma beleza e acabamento superiores, e algumas são bem imponentes, a desvantagem é que a pose sempre vai ser a mesma, o que pode fazer algumas pessoas enjoarem da peça. Algumas possuem acessórios e peças extras. Os gringos costumam chamar as estátuas de PVC de Figure e as estátuas de resina de Statue, mas existem alguns casos em que a figure é uma estátua de resina, como por exemplo, um Premium Format Figure, que é uma linha de estátuas de resina em escala 1/4 fabricada pela Sideshow Collectibles. Por isso, mesmo que você tenha noção de que figure e statue são coisas diferentes, é sempre bom checar o material da figura antes de decidir se vai comprar.

Statue (Estátua)
 É uma figura estática de material rígido, geralmente resina, mas algumas vezes de polystone ou cold cast. As escalas costumam ser de 1/6 a 1/3. As vantagens são que essas figuras tem uma beleza e acabamento superiores, e algumas são bem imponentes. Por essas peças serem bem pesadas, o frete costuma ser bem caro. Algumas possuem acessórios e peças extras.

Action Figure (Figura de Ação)
 É uma figura articulada, que pode ser posada da maneira que você preferir. As vantagens são poder mudar as poses, o que renova o visual da coleção, e também é divertido poder "brincar" com a figura, criando várias cenas e até montar dioramas (já vamos chegar nesse assunto). As escalas variam muito, geralmente elas são non scale, mas a mais popular hoje em dia é a 1/6. As desvantagens são articulações que podem ser muito aparentes, o que pode deixar a figura meio feia, e a possibilidade de quebrar ou afrouxar uma articulação. Possuem vários acessórios e peças extras.

Diorama
 É um tipo de estátua que cria uma cena, geralmente com mais de um personagem. Alguns dioramas já são vendidos completos, outros são vendidos personagens separados, com bases encaixáveis para montar o diorama As vantagens são a beleza absurda dessas peças, e a nostalgia que dá ver uma cena que você gosta recriada em figuras. A desvantagem com certeza é o preço nada camarada. Raramente vem com acessórios e peças extras. Você pode montar seu próprio diorama com figuras articuladas, fica muito legal.

SD Figure
 Esse é um tipo de figura que ganhou muito espaço no mercado, as figuras super deformed. O termo SD é usado há muito tempo para descrever personagens desenhados com o famoso "cabeção", mas foi a Bandai que popularizou o termo no mundo das figuras. Elas na verdade entram na categoria action figures, pois são "de brincar". Essas figuras costumam ser bem engraçadas e bonitinhas, as linhas mais populares são a Nendoroid da Good Smile Company, e a Cu-Poche da Kotobukiya. As vantagens são as várias poses e cenas engraçadas que você pode criar com elas, e a alegria que elas trazem pro ambiente. As desvantagens são que elas tem pecinhas minúsculas que podem ser perdidas com facilidade, e as bases de encaixe são meio complicadas. Possuem diversos acessórios e peças extras.

Prize Figure
 É uma figura que você pode pegar como prêmio em máquinas de jogos ou loterias no Japão, mas algumas lojas vendem elas por preços bem camaradas. Elas não têm a mesma qualidade de uma scale figure, mas pelo preço cobrado são ótimas figuras. Não possuem escala. A vantagem com certeza é o preço. A desvantagem é que algumas vem com um acabamento ruim. Algumas possuem acessórios e peças extras.

Gashapon - Trading Figure
 A porta de entrada de muitos colecionadores, os gashapons são figuras pequenas e bem baratas, daquelas que você encontra aos montes nos eventos de animes. No Japão, elas vem em cápsulas que você pega em máquinas. As tradings são gashapons que são feitas em uma coleção fechada, aí você compra uma (ou várias) caixa sem saber qual figura vai ser, se vier figura repetida você pode negociar/trocar com seus amigos, por isso o nome "trading". Não possuem escala. A vantagem é que dá pra montar um pequeno exército de gashapons sem gastar muito, a desvantagem é que o acabamento não é bom. Não possuem acessórios.

Bust (Busto)
 É uma peça onde o personagem é esculpido somente do peito pra cima, o normal é ter apenas peito, ombros, pescoço e cabeça, mas em alguns casos fazem da cintura pra cima e com braços (aí acho que já seria uma half figure hehe), como a Catwoman da imagem. O fato é que os bustos dividem opiniões, muitos reclamam que é uma "figura incompleta", outros os apreciam pela elegância e o fato de ocuparem menos espaço que uma figura de corpo inteiro. O conceito dos bustos é muuuuuuuuuuuito antigo, e a ideia é basicamente representar uma pessoa (ou entidade) com elegância e imponência. As escalas variam desde mini bustos até life size (tamanho real), e o material costuma ser de resina ou outro material rígido. As vantagens são o preço um pouco menor que uma figura normal e o espaço que poupa. A desvantagem é que o busto é para um público bem específico. Você provavelmente já viu alguns bustos históricos na sua cidade.

Garage Kit / Model Kit
 Frequentemente abreviado como GK, é uma estátua de resina que vem desmontada e sem pintura. Isso mesmo, você tem que montar e pintar! A parte "hobby" do GK é mais o trabalho artesanal do que o colecionismo, tanto que muitas pessoas compram o GK só para fazer o trabalho e depois vendem. Claro que tem gente que gosta de colecionar também, afinal, o GK tem aquele diferencial de "eu que fiz" que dá um certo apego extra àquela determinada peça, o mangá/anime "Genshiken" retrata bem esse sentimento. O Model Kit é como o GK, mas é de plástico, e geralmente são robôs, naves e carros. Existem alguns GKs e MKs que já vêm pré-pintados, necessitando apenas de alguns decalques e acabamentos, além da montagem. Alguns kits vêm apenas com algumas partes pintadas. Os GKs costumam ser mais caros e limitados que uma figura normal, fora que você ainda tem que gastar com material, é só pra quem gosta mesmo. Os GKs às vezes são a única fonte para personagens menos populares, que só são lançados nesse formato, para o desespero de muitos fãs que não têm as habilidades para montar os kits, a única saída nesse caso acaba sendo contratar um profissional para fazer o trabalho, a peça vai acabar saindo bem mais cara que o normal, mas pelo menos você vai ter aquele personagem que tanto queria hehe.


 E é isso, agora você já sabe o básico de o que são figuras e do que são feitas.

 Dúvidas? Críticas? Adendos? Declarações de amor? Deixe seu comentário!

6 comentários:

  1. Seu texto é muito bom, ajudou muito a entender melhor o assunto, principalmente as partes sobre as escalas e os materiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ame!

      Fico feliz de saber que o guia está ajudando! Missão cumprida XD

      Vejo que você é uma colecionadora também. Obrigado por citar o Guia de Figuras no seu blog!

      Abração!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, wilsoncosta! Espero que o guia tenha sido de ajuda XD

      Abração!

      Excluir
  3. gostaria de saber os livros pesquisados... adorei esse guia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuela Souza!

      Muito obrigado! O guia foi feito com o conhecimento que adquiri ao longo dos anos como colecionador, com pesquisas em fóruns e sites, e também em conversas com especialistas e colegas colecionadores. Infelizmente aqui no nosso país acho que não tem nenhum livro sobre o tema, com exceção dos bustos.

      Abração!

      Excluir