quarta-feira, 1 de abril de 2015

Gekkan Shoujo Nozaki-kun - Bora dar risada!

Vai sonhando Sakura, vai sonhando...

Se tem uma coisa que é boa, é pegar um anime completo e maratonar, com salgadinho e toddynho :D
Esse é o primeiro post de anime completo do ABB, algo que eu espero conseguir fazer com certa frequência. Além dos posts de animes semanais que devem começar em breve, vou fazer esses posts de animes mais "antigos" que já estão concluídos, aqueles para fazer uma bela maratona, ou não né, vai que o anime é ruim :P



Gekkan Shoujo Nozaki-kun
Comédia, Escolar, Romance - Episódios: 12
Estúdio: Doga Kobo, Diretor: Yamazaki Mitsue, Roteiro: Nakamura Yoshiko
Baseado no mangá de Tsubaki Izumi
Sinopse: A estudante Chiyo Sakura é apaixonada pelo colega de classe Umetarou Nozaki, e decide se confessar para ele; porém, incapaz de falar diretamente o que sente, Nozaki pensa se tratar de uma fã e lhe dá um autógrafo. Sakura ainda tenta corrigir a situação, declarando que deseja ficar sempre ao seu lado, e sem hesitar Nozaki responde a convidando para ir até sua casa. E com esses seguidos mal-entendidos Sakura descobre que a pessoa que ela ama é, às escondidas, Sakiko Yumeno, um famoso autor de mangás shoujo. Se conformando com a ideia de se tornar sua assistente após ele novamente não compreender suas reais intenções, Sakura conhecerá com o tempo outros colegas de escola um tanto incomuns, que de alguma forma ajudam o mangaká em seu trabalho ou servem de inspiração para os personagens de suas histórias.

Viu o que te aguarda né...

 Lembra aquele salgadinho e o toddynho que mencionei? Não leve eles pra uma maratona de Nozaki-kun, pois você vai cuspir ou se engasgar quando der risada! A primeira vista, Nozaki-kun tem uma premissa bem simples, parece um romance escolar como vários outros, mas a verdade é que está bem mais para uma paródia de Shoujo.

 A história basicamente mostra o dia a dia de personagens excêntricos que têm um amigo em comum, o Nozaki, e como ele se inspira nas personalidades hilárias desses seus amigos para criar os personagens de seu mangá, aí é que vem a "magia" da série, que são esses maravilhosos personagens.

Er...Mikoshiba, controle-se por favor!

 Como os personagens são o foco principal da série, vou falar mais detalhes deles.
 A Sakura (interpretada por Ari Ozawa com aquela voz doce) é uma personagem muito bonitinha e simpática, ela é a menininha apaixonada da série, mas aí vem um dos pontos fortes da série: diferente de 99,9% das personagens menininhas apaixonadas de animes, a Sakura é pé no chão! Sim, ela fica delirando e suspirando com situações românticas entre ela e o Nozaki, mas ela não fica forçando situações ou choramingando como uma chata porque o Nozaki é um tapado que não se liga nos sentimentos dela. Ela age de uma forma bem real, não apressando as coisas e aproveitando os momentos ao lado do Nozaki, mesmo que como amigos, mas pelo menos ela se aproxima dele cada vez mais, e é esse jeito "humano" dela de encarar as coisas que a torna uma das melhores personagens que já apareceu num anime desse gênero.

 Nozaki (interpretado pelo badass Yuuichi Nakamura) é um tapado, workaholic que só pensa em seu mangá, o que não quer dizer que ele é um insensível, mas é extremamente desligado dos sentimentos da vida real. Ele é aquele tipo de personagem de uma expressão só, que sempre é engraçado em anime de comédia, o jeito como ele lida com as coisas já pensando em como usar aquilo no seu mangá é engraçado demais, o Nozaki acaba sendo o cara que faz as piadas inesperadas do anime, pois você não sabe muito bem o que ele vai fazer com aquela cara de abobado.

Bem que eu disse que o Nozaki é um tapado...

 Mikoshiba (interpretado por Nobuhiko Okamoto) é o amigão da série! Precisa de alguém pra conversar? Chame o Mikoshiba! Precisa de alguém pra te ajudar a fazer o seu mangá? Chame o Mikoshiba? Precisa da alguém pra você sacanear? Chame o Mikoshiba que fazer merda é a especialidade dele! O Mikoshiba é o personagem mais popular da série, simplesmente porque todo mundo queria ter o Mikoshiba como amigo! O amigo mais próximo de Nozaki, ele é um personagem extremamente engraçado, o boa pinta da escola, que fala coisas sem pensar pra pagar de fodão na frente de todo mundo, mas que se arrepende depois. E ele coleciona figuras, o que deixa o personagem mais legal. Raios! Até eu queria ter o Mikoshiba como amigo hahaha!

 Hori (interpretado por Yuuki Ono) e Kashima (interpretada pela Juvia, digo, por Mai Nakahara), ele o cara certinho e esforçado, ela "o príncipe pegador" da escola, são personagens que se completam muito bem e que juntos garantem várias cenas engraçadas e "porradas" no melhor estilo Looney Tunes. É muito engraçado as garotas da escola serem apaixonadas pela Kashima, e ela ainda dá corda, apesar de gostar mesmo é do Horie, mesmo ele não tendo paciência pra aturar ela.

 Seo (interpretada pela melhor de todas, Miyuki Sawashiro) é a lokona da série, garota totalmente sem noção que não se liga se está incomodando os outros, principalmente o Wakamatsu (interpretado por Ryouhei Kimura) que tenta manter ela longe a todo custo, sem perceber que tem uma paixonite por ela. Apesar de parecer uma folgada grosseirona, Seo tem um lado delicado de cantora, e é conhecida como "Loerelei" por ser a melhor cantora da escola, só o Wakamatsu que não sabe disso.

 Além dos personagens principais, ainda tem alguns outros coadjuvantes que contribuem para a comédia, como o ex-editor do Nozaki, que é engraçado de tão chato.

Essa Seo é folgada demais! Tá certo que com aquela voz linda eu também deixaria ela me sacanear 😝

 Vários dos clichês shoujo estão lá, o episódio do encontro, o episódio do festival, casal dividindo o mesmo guarda chuva e blábláblá, mas tudo é conduzido de forma diferente do convencional, o que causa várias cenas inesperadas e hilárias. Uma pena que são poucos episódios para mostrar tantos personagens legais, no final fica aquele gostinho de quero mais.

 Nozaki-kun também conta com uma ótima abertura, bem animada, do tipo que te põe no ritmo da série, ela é tão legal que mesmo assistindo vários episódios em sequência eu não passei ela nenhuma vez. O encerramento é bonitinho, não faz muito meu tipo hehe, mas é agradável, e não esqueçam de assistir até o fim do encerramento, pois geralmente tem uma ceninha extra no fim.

 O estúdio Doga Kobo fez um bom trabalho, os desenhos estão sempre bonitos, sem rostos deformados ou anatomia estranha, e a animação é sempre competente. A trilha sonora não tem nada de especial, ela combina bem com as cenas, mas não tem nenhuma música marcante que vai ficar na sua cabeça, além da já mencionada abertura.

Será que agora vai?

 Gekkan Shoujo Nozaki-kun é um anime despretensioso e extremamente divertido, pra relaxar e rir muito, perfeito para assistir após uma rotina estressante, acho que desde Gintama e Binbougami Ga! eu não dava tanta risada com um anime. Vale a pena assistir e reassistir, com certeza entrou pra minha lista de favoritos.
 Uma pena que as fabricantes de figuras não deram muita bola pra essa série, só fizeram um chibi Mikoshiba que não tem muito a ver com o personagem. Já pensou toda essa galera em formato Nendoroid fazendo bagunça na estante? Sonhar é bom!

Nota: 10/10

2 comentários:

  1. Esse é um anime que pela sinopse realmente eu não daria muita bola. Mas com sua explicação de como ele funciona fico com curiosidade de ver.
    Puxa! Miyuki Sawashiro! Conheço essa menina desde que ela estava no ginásio e era a Puchiko! Adorava também quando ela era a Mint de Galaxy Angel. Ela é a prova de que gênios existem de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!
      Eu também não dei muita bola no lançamento, mas depois que vi um pessoal falando bem da série, e como tem a Miyuki Sawashiro, resolvi dar uma chance e acabei surpreendido.
      Se não me engano, o primeiro trabalho da Miyukichi foi justamente a Puchiko, lá em 1999. Nossa, pensando agora, faz bastante tempo haha! Quem é capaz de interpretar uma motoqueira sem cabeça e um bebê demoniaco pelado já é capaz de interpretar tudo XD

      Excluir