terça-feira, 29 de setembro de 2015

Kangoku Gakuen (Prison School) - A prisão bizarramente divertida!

Esse é sem spoiler povão!

Mais um anime review aqui no ABB, aqueles para fazer uma bela maratona, ou não né, vai que o anime é ruim (já aviso que esse não é ruim hehe) :P
Esse foi acompanhado e comentado semanalmente aqui no ABB (quem quiser olhar é só clicar na tag do anime lá em baixo que aparece tudo :D), mas como os posts são comentários com vários spoilers dos episódios, eis um review básico desse que é um anime marcante.


Seinen, Escolar, Ecchi, Comédia, Suspense - Episódios: 12 (a versão para tv tem censura)
Estúdio: J.C.Staff - Direção: Tsutomu Mizushima - Roteiro: Michiko Yokote
Baseado no mangá de Akira Hiramoto

Sinopse: Na periferia de Tokyo encontra-se a Academia Privada Hachimitsu, uma lendária escola feminina para moças de elite cheias de potencial. Mas com o novo ano letivo chegando, uma tradição da escola está sendo quebrada: Pela primeira vez na longa história da escola, homens podem se matricular. Mas no primeiro dia de aula, somente cinco rapazes aparecem. Kiyoshi Fujino, um dos "sortudos", está empolgado com essa descoberta, seu coração pulando de alegria com o pensamento de estar cercado por tantas garotas, todos os dias. Mas ele não sabe o destino chocante que o aguarda...


 Primeiro de tudo, esqueça os ecchis convencionais. Protagonistas sem personalidade, cenas bobas de menininhas tropeçando só pra aparecer uma calcinha, piadas infantis sem graça, gritinhos irritantes de menininhas querendo dar para o protagonista bundão. Isso é para os fracos. Em Kangoku Gakuen, os protagonistas usam a cabeça (ó o duplo sentido) e sabem fazer as coisas, e querem putaria. As cenas de calcinhas se apoiam muito mais no erotismo adulto e bizarro do que no ecchi imaturo e bobo (não que em Kangoku Gakuen não tenha ecchi bobo, mas não é o foco). As piadas são bagaceiras e escrachadas, e os gritos de garotas são de quem quer matar o protagonista, seja a base de sangue ou putaria. E o mais importante, o humor, por mais bizarro, sujo e grotesco que seja, é muito bem pensado. Esse humor mais pesado e as reviravoltas mais complexas que o normal são o que caracterizam essa série como seinen. Pois é, um ecchi com história, se bem que você acaba até esquecendo um pouco do ecchi em meio a tensão e a comédia.

 O enredo é simples, cinco caras entram na escola feminina achando que vão pegar geral, mas logo de cara já se ferram e descobrem que existe um Conselho Estudantil Secreto formado por três garotas duronas que pune severamente aqueles que quebram as regras. Entre as punições, está a prisão que é o grande foco do anime, onde os caras vão parar por causa de uma certa cagada, e a única coisa que os caras podem fazer é resistir ao duro dia a dia nessa prisão, ou serão expulsos da escola e seus "crimes" denunciados para suas famílias. Obs.: Lembrando que no Japão, esse lance de expulsão da escola e outros problemas que podem vir a manchar o nome da família são casos muito sérios.


 Kangoku Gakuen é uma série muito criativa, que une ideias de obras de fuga e intrigas de prisão como OZ (sem as mortes, claro) e comédias escrachadas como American Pie e o clássico Porky's, e dando aquele toque japonês dos animes que tanto adoramos, criando assim algo único, com tensão e diversão em níveis extremos. É um anime onde você dá risada e fica tenso ao mesmo tempo! Sério, é uma sensação muito louca! Conseguem até colocar umas pitadas de drama, que não atrapalha em nada, pelo contrário, só deixa tudo mais interessante. E no meio disso ainda aparecem algumas comparações com pedras e membros duros, e debates sobre peitos e bundas que são absurdos, e são épicos! É pra dar muita risada!
 Eu tomei a liberdade de acrescentar o gênero suspense nos dados do anime, pois é algo bem frequente e importante na história, e faz parte da experiência única da série.

 Talvez o ponto mais forte de Kangoku Gakuen seja o ritmo dos episódios. A coisa nunca fica monótona, sempre tem algo interessante acontecendo, situações inusitadas e reviravoltas no enredo. Não tem aquele episódio que você pensa no final "Esse foi meio chato."

 Claro que um bom anime precisa de bons personagens, e isso Kangoku Gakuen com certeza tem. Os personagens são muito carismáticos, engraçados e interessantes, e até têm certo desenvolvimento. Alguns deles têm desenvolvimentos bem claros, como os protagonistas Kiyoshi, Gakuto e Shingo, e outros têm desenvolvimentos sutis, como a vice-presidente do Conselho Secreto, a Meiko, onde você tem que prestar atenção em certos detalhes para entender mais sobre ela. Mesmo os personagens menos relevantes acabam tendo seus momentos de glória, e você vai acabar lembrando deles por um ou outro feito.  Outro destaque é a interação entre os personagens, a camaradagem, os planos em equipe, e até o modo como as garotas interagem com os caras, como cada personalidade fica muito divertida de frente com a outra.  Nessas interações há pequenos detalhes onde você descobre mais sobre os personagens, e até acaba simpatizando mais com eles.
 Acho que a única parte que Kangoku Gakuen peca com seus personagens é a falta de explicação de porque a antagonista Mari odeia homens, mas isso talvez seja algum detalhe mais adiante no mangá, então deixo passar.
 Não vou me aprofundar nos detalhes dos personagens como costumo fazer, pois parte da graça da série é descobrir os personagens aos poucos.
 No MyAnimeList você encontra a lista completa dos personagens e seus respectivos dubladores.


 Na parte técnica, os desenhos estão muito bons, principalmente os closes nos rostos dos personagens, que muitas vezes fazem umas caretas muito engraçadas, e as garotas têm rostos bem bonitos. O design dos personagens é bem legal, cada um com traços bem diferentes uns dos outros, e se destacando por um ou mais traços em sua aparência, mesmo que seja simples. Infelizmente, os peitos da Meiko estão ainda mais exagerado que a versão mangá, o que deixa ela meio estranha em algumas cenas.

 A animação é competente, os movimentos fluem bem na maior parte do tempo, mas claro, como em tudo que é anime, algumas vezes falta verba e fica tudo meio "travado", ou optam por cenas estáticas.

 A trilha sonora do compositor Kotaro Nakagawa (o mesmo de Code Geass e Scryed) é incrível e marcante, dando o clima perfeito às cenas. Com certeza as cenas de tensão não seriam tão tensas sem a maravilhosa trilha sonora embalando o desespero. E destaque para a musiquinha dos planos que é bem marcante.

 A abertura e o encerramento são ótimos! A abertura tem uma música super empolgante, "Ai no Prison" cantada pelos dubladores dos cinco protagonistas, e ainda tem uma animação bem legal. O encerramento também é muito legal com a música "Tsumibukaki Oretachi no Sanka" que também é cantada pelos cinco dubladores, e tem imagens estáticas bem bonitas com as garotas como se estivessem sendo filmadas (aquela da Mari é linda, bem que eu queria ver ela inteira).

 E claro que tem que elogiar os dubladores, que fizeram um trabalho fenomenal, dá pra sentir o desespero nos personagens hehehe! Quem está acostumado com as fofuras da Kana Hanazawa vai se surpreender com as surtadas dela aqui!


 No geral, Kangoku Gakuen é um anime excelente! História interessante e divertida, ótimos personagens, ótima trilha sonora, ótimos visuais e cenas marcantes. Não é perfeito, tecnicamente falando, tem suas falhas. Mas em questão de diversão, digo que é perfeito, e fazem você deixar de lado um que outro pequeno problema. Acho bem provável que ganhe uma segunda temporada, pois o final deixa um ótimo gancho, e esse anime merece muito uma continuação.
 Eu nunca li o mangá (esperando ser publicado aqui no Brasil), mas mesmo que não seja uma adaptação 100% fiel, como anime é bom demais, e o estúdio está de parabéns!

 Como eu disse várias vezes nos comentários semanais, não é um anime para a família e nem para as crianças, o bagulho é bagaceiro, é sujo, é indecente, e muitas vezes é misândrico, o que pode incomodar alguns despreparados.
 Esse é para os fortes de coração, se você não tolera putaria, bagaceirice, bizarrice, encarceramento, palavras de baixo calão e violência, nem comece a assistir Kangoku Gakuen. Agora se você se diverte com todas as coisas citadas, eis o melhor anime de 2015 (Gintama é hors concours), divirta-se!

Nota: 10/10


 Em questão de colecionáveis, a fabricante Wing já fez 3 figuras baseadas na arte do mangá, uma Meiko de uniforme, uma Meiko gatuna, e uma Hana. Infelizmente, as três estão bem raras e caras. A fabricante Union Creative recentemente disponibilizou uma figura da Meiko que na minha opinião está bem feia. A fabricante Furyu foi criativa e fez essa Meiko sentada, para servir de peso em copos de noodles, mas que dá pra colocar sentada onde você quiser (não pense besteira). Ela já está disponível para pré-venda em algumas lojas. Por fim, a grande promessa é o anúncio dessa Meiko em escala 1/4 fabricada pela FREEing. Sim, uma Meiko gigante! Vamos torcer para que fique boa!

3 comentários:

  1. Esse foi um anime excelente em todos os aspectos!

    De fato, esse não é para fracos. A tensão não abaixa de jeito nenhum! A equipe conseguiu manter o suspense por todo o desenho, com um monte de estratagemas e contra-ataques. Um enorme jogo de xadrez. Tanto que eu nem dei bola para as cenas mais eróticas. Pior, nem me liguei que tinha isso. O que eu queria era ver como Kiyoshi e cia. iam se livrar dessa.

    O mais incrível é que todos os personagens tiveram alguma participação. Nenhum é dispensável. Se tirasse um que fosse, a história perderia totalmente o sentido. Isso é outro ponto que achei genial.

    Ah, boa essa comparação com Porky's! Eu também tive essa impressão com os caras se ferrando no começo por causa de sacanagem.

    Mais um anime vencedor por Tsutomu Mizushima e Michiko Yokote. Essa dupla mais uma vez mostra que sua presença é garantia de que um desenho vai ser bom. E, claro, tem a genialidade do autor do mangá.Akira Hiramoto, que imaginou toda a trama. Mas sinto que podia ter ficado por aí mesmo, sem a necessidade de continuar. Mas já que vai ser assim, então que seja.

    PS: Acho que essa figura da Meiko que serve como peso para copo de noodles não é muito confiável. Sabe como é. Sinto que ela vai cair dentro do copo a toda hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Sim, cumpriu o que prometeu, uma comédia bem tensa e diferente!

      E o legal dessa tensão é que parecer coisa de vida ou morte, quando na verdade não é algo assim tão perigoso, mas o anime consegue te passar essa sensação de perigo e apreensão com todas aquelas reviravoltas estratégicas. Eu que não sou muito de ecchi também não me incomodei com as cenas mais eróticas, a gente está tão atento na história que acabamos nem nos dando conta de que quase passou um clitóris na tela hahahaha!

      Acho que todos os personagens foram bem aproveitados dentro de suas limitações, e todos eles tiveram impacto na história. Uma coisa que esqueci de comentar (e até aproveitei para acrescentar agora na matéria) é a interação entre os personagens, que é muito boa.

      Hehe esse lance do Porky's foi algo que pensei desde o primeiro episódio. Adolescentes com os hormônios a todo vapor querendo se dar bem com as garotas e fazendo idiotices para alcançar tal objetivo, é basicamente a mesma fórmula, só que claro, num cenário completamente diferente, e mais moderno.

      Essa dupla manda muito bem mesmo, já fizeram alguns anime que me marcaram muito! Bom, Michiko Yokote fez Gintama né, nem preciso falar mais nada! Esses dias estava lendo uma entrevista do Hiroshi Kamiya, onde ele diz como o Tsutomu abordou ele para entrar na equipe de Kangoku Gakuen, e como o cara estava apaixonado pelo projeto e fez o próprio Hiroshi se viciar no mangá. Muito bom! E inclusive nessa mesma entrevista, o entrevistador menciona que quando andou pelo estúdio ouvia gargalhadas da equipe, e o Hiroshi comentou que era porque a equipe se divertia demais trabalhando. Muito legal ver que os caras se divertiram tanto fazendo o anime quanto nós nos divertimos assitindo!
      Pô, Akira Hiramoto com certeza merece palmas, sem ele nunca teriamos visto essa obra única que é Kangoku Gakuen!

      Ah, eu já acho que o perigo é ela suar! Sabe como é né, o metabolismo da Meiko hehe. Eu acho que vou acabar comprando uma dessas, pena que botam em pré-venda antes de mostrar a pintura, esse é o problema das prizes. Mas a escultura tá bem bacana (bem melhor que a da Union) e tô curioso pra ver se ela é "útil" mesmo hahahaha!!

      Abração!!

      Excluir
  2. KKK eu gozei com essa porra

    ResponderExcluir