sábado, 10 de outubro de 2015

Aoharu x Kikanjuu - Airsoft não é paintball!

Sim! Ela é uma garota!

Olá povão louco!

Se tem uma coisa que é boa, é pegar um anime completo e maratonar, com salgadinho e toddynho :D
Mais um ANIME REVIEW no ABB,  aqueles para fazer uma bela maratona, ou não né, vai que o anime é ruim :P
Ação, Comédia, Shonen - Episódios: 12
Estúdio: Brains Base - Diretor: Hideaki Nakano - Roteirista: Kenji Konuta
Baseado no mangá de NAOE

Sinopse: Quando Hotaru se muda para morar sozinha em seu novo apartamento, há um homem estranho parado próximo ao apartamento. Hotaru resolve confrontar o homem, e acaba descobrindo que ele é o morador do apartamento vizinho. No dia seguinte, na escola, a melhor amiga de Hotaru, Kanae, conta que ela foi enganada por um acompanhante (host) que tomou todo seu dinheiro. Quando Hotaru vai confrontar o acompanhante, ela descobre que o homem é Masamune, o vizinho que ela conheceu no dia anterior! O homem acaba arrasatando Hotaru para o mundo dos jogos de sobrevivência!

Lembrando que isso é airsoft ok? O Mattsun não é um assassino :D

 Muita gente pensa que esse anime é shonei-ai/yaoi, mas estão enganados, pois a Hotaru é uma garota, então aquelas imagens onde aparece ela com o rosto perto do Matsuoka não tem nada de yaoi.

 A Comédia fica por conta dos personagens cômicos, e a ação/shonen está presente nos jogos de sobrevivência, o famoso airsoft (que muitos confundem com paintball). Quem conhece o básico de airsoft vai perceber que as coisas funcionam de forma um pouco diferente no anime, a coisa é mais fictícia. Acrobacias e movimentos ousados são constantes em AxK, enquanto no airosft real tudo é feito com muita estratégia e furtividade, não que isso não ocorra em AxK, mesmo porque do contrário seria mais fácil criar um jogo fictício. Em certa cena chegam a mencionar a questão estratégica, e a ação em equipe é algo frequentemente comentado.

 Os jogos rendem cenas de ação bem legais, e é interessante ver que cada personagem tem um estilo diferente, e é aí que entra a parte mais shonen, onde vemos várias coisas impossíveis, como um cara que porta uma minigun (metralhadora giratória normalmente acoplada em veículos), e Hotaru com movimentos ninjas, com o costume de disparar sozinha no campo de batalha, correndo e saltando como uma louca, bem no estilo super-herói. Mas essa ação shonen bate com a realidade, e AxK nos lembra que se baseia em um jogo real, e num jogo real uma pessoa não consegue vencer sozinha apenas por ter alguma habilidade de destaque, e isso é provavelmente o aspecto mais interessante da série.

 A história é simples e vai se desnvolvendo bem, até chegar numa certa parte dramática, e infelizmente esse drama se arrasta por muito tempo e tira boa parte da diversão da série. Sabe aqueles dramalhões bem longos de shoujo? Pois é, infelizmente é isso que acontece, e num anime que tem ação e shonen como proposta principal, esse drama estraga um pouco a experiência.

Acho que muitos caras devem se identificar com os gostos do Yukimura...

 Vamos aos personagens principais!
 Hotaru Tachibana, interpretada por Mikako Komatsu (que já tem experiência em fazer garotas machonas hehehe). É uma garota que se veste e age como um garoto, ela é a presidente do conselho estudantil e tem um grande senso de justiça. Ela tem grandes capacidades físicas, e até sai na porrada com uns trombadinhas e ganha fácil. Está sempre acompanhada de sua melhor amiga Kanae, e é para ajudar ela que Hotaru acaba se envolvendo com o host Matsuoka e entrando para seu time nos jogos de sobrevivência. Como o time do Matsuoka não aceita mulheres, Hotaru esconde sua verdadeira identidade. Nos jogos de sobrevivência, Hotaru depende principalmente de sua velocidade, correndo como louca no campo de batalha. Sua arma é uma submetralhadora.

 Masamune Matsuoka, interpretado por Tomoaki Maeno. Também conhecido como Mattsun, é um host boa pinta que é viciado em jogos de sobrevivência, é líder do time Toy Gun Gun. Ele não aceita mulheres em seu time porque acha que isso causaria ciúmes em suas clientes, pelo menos é o que ele diz... Mattsun vê grande potencial em Hotaru, e acredita que "ele" pode se tornar um grande jogador. Nos jogos, Mattsun conta com sua grande experiência e destreza, prevendo os movimentos dos jogadores e atirando em vários oponentes ao mesmo tempo com sua técnica de duas armas. Sua arma é um par de pistolas. Mattsun é obcecado em derrotar seu arqui-inimigo Midori do time Hoshishiro, e isso pode levar a graves consequências...

 Tooru Yukimura, interpretado por Yoshitsugu Matsuoka (aquele que todo mundo conhece como Kirito). É um ero mangaká extremamente otaku e tarado por garotas 2d, ele não é muito de socializar. É amigo de infância de Mattsun, que é seu único amigo, e por isso Yukimura valoriza muito o Mattsun. Diferente do Mattsun, ele não parece ir muito com a cara da Hotaru. Nos jogos de sobrevivência, Yukimura é um atirador de elite (o famoso sniper) frio e preciso. Sua arma é um fuzil de precisão.

A Hotaru pode parecer um garoto, mas a Kanae compensa a feminilidade na série <3

 Os personagens são carismáticos e a maioria é interessante. O anime conta com poucos coadjuvantes, de importantes há apenas o trio de antagonistas Nagamasa Midori, Ichi Akabane, e Takatora Fujimoto, do time Hoshishiro, e a amiga da Hotaru, Kanae Yajima. Isso é bom porque dá mais espaço para o desenvolvimento dos personagens principais, algo que AxK faz bem, mas fica uma certa vontade de saber mais sobre o pessoal do Hoshishiro (principalmente sobre o Midori), que são personagens bem legais, e isso a série fica devendo.

 Os designs dos personagens são simples, mas competentes. É bem engraçado ver o pessoal do Hoshishiro fardado para os jogos de sobrevivência, esse tipo de coisa ajuda muito a mostrar a paixão dos personagens pelo jogo.

 Os desenhos e a animação também são competentes, nada de destaque, mas nada que deixe a desejar. As cenas de ação são boas e raras vezes os personagens ficam deformados.

 A abertura e o encerramento não tem nada de mais em termos de animação, mas a música de abertura "The Braves Destiny" (infelizmente não tem a versão original no Youtube) é ótima! Já a trilha sonora em geral é bem fraca, nenhuma música marcante.

Esse Takatora é um apelão!

 Aoharu x Kikanjuu acabou me surpreendendo, eu achava que seria uma bosta, mas acabei gostando. É um anime simples, é bacana, é divertido, mas o drama arrastado de certos episódios quebra o ritmo e tira um pouco da empolgação formada pelos primeiros episódios. É um anime bom, que seria excelente se tivesse focado na diversão. Drama é bom para desenvolver personagens, mas calma aí né, sem exageros, senão a coisa fica deprimente. Felizmente, AxK consegue ainda jogar umas cenas mais alegres no meio do drama para lembrar daqueles momentos divertidos dos episódios realmente bons.
 É um anime bem legal, mas deixa aquela sensação de que tinha muito potencial, tipo que podia ser um anime nota 9 se tivesse conduzido as coisas de forma mais divertida e dinâmica. Mas mesmo com os defeitos, vale a assistida, pois no geral é divertido e carismático. Eu torço para que tenha uma segunda temporada, já que essa termina com um baita gancho.

Nota: 7

 Só um pequeno detalhe... Como será que os caras não percebem que a Hotaru é uma garota quando ela usa uns shortinhos minúsculos?????? Coisa de animes hahahaha!

3 comentários:

  1. Pistola, metralhadora e rifle? São as mesmas do Zillion! E o brinquedo seguia a mesma linha do airsoft e do paintball, mas era mais tecnológico. Que ironia! Só que a Apple não se disfarçava de homem (não teria como esconder aquelas coisas enormes).
    O título também remete a Sailor Fuku to Kikanju (Roupas de colegial e metralhadoras). Mas esse não tem nada a ver.
    Tem um personagem chamado Masamune e outro chamado Yukimura... Bom, parece que todo mundo tem nome ou sobrenome que remete ao período feudal.

    Com tudo isso parece um desenho sem originalidade, mas pelo visto não é assim. É uma coisa que ninguém nunca pensou em fazer: uma luta de verdade usando armas que disparam balinhas/bolinhas de plástico! E tem até um modelo que imita uma Minigun?! O cara deve ser muito bom, porque operar essa coisa é difícil. Tentei em Fallout, mas descobri que nada supera o bom e velho rifle de assalto.

    "Minha irmã mais nova é rapinante"?! Que raios de mangá é esse?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!!

      Uia, interessante essa similaridade com Zillion! Como eu só me lembro um pouco de Zillion pelos jogos do Master System, nem me passou pela cabeça esse lance das armas hahaha!
      Esse seriado das metralhadoras eu já ouvi falar, até tentei ver o primeiro episódio, mas não tinha legenda, aí não deu...

      Esses nomes provavelmente são inspirados nas figuras históricas mesmo. Dá vontade de ler o mangá pra ver se a autora comenta algo nos free-talks.

      Bom, eu não diria que é lá muito original, já que uma garota colegial porradona que usa armas e se faz de homem já existe (Seishiro Tsugumi em Niskoi), e airsoft é a base do anime Sabagebu, só que Sabagebu é uma comédia escrachada. Tem um outro que é o Stella Jogakuin Koutou-ka C³-bu, que é um airsoft moe, esse eu ainda não vi, mas está na minha lista (até porque tem a Miyukichi). A diferença é que AxK levou o jogo mais a sério (apesar de ser de uma forma bem fictícia), acho que isso que deixa com uma cara mais original.
      A minigun sempre é bem complicada de usar hehehe, o grande problema nos jogos é quando os inimigos aparecem com isso, tá louco!

      Pra você ver como o Yukimura tem um gosto peculiar hahahaha!

      Abração!!

      Excluir
  2. No la he visto pero me la pondré a descargar porque tengo muchas ganas, gracias!

    ResponderExcluir