sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Estúdio Manglobe fechou as portas!

 Perdemos um estúdio muito bacana...

Notícia (em inglês): http://myanimelist.net/forum/?topicid=1433800

 Pois é, infelizmente o estúdio que já nos presenteou com obras incríveis como Samurai Champloo, Ergo Proxy, Samurai Flamenco, e muitos outros, acabou falindo. De fato, o estúdio andava bem devagar, principalmente se comparado com outros mais ativos como Bones e Madhouse. A fraca administração de licenças e incentivo de obras originais provavelmente foi o que levou o estúdio ao fim, afinal, um estúdio tem que manter um ritmo de produção, e isso era um problema para o Manglobe. Vamos lembrar que em 2014 eles apenas concluiram Samurai Flamenco, e então não lançaram mais NADA, só em 2015 que voltaram com Gangsta. na temporada de verão, e o anúncio do filme de Genocidal Organ, que agora fica só no anúncio mesmo.
 O baixo retorno financeiro dos animes que o estúdio fez recentemente também deve ter contribuído para o fim do estúdio. É uma pena que para nós, fãs brasileiros, é complicado apoiar os animes e os estúdios, visto que um simples blu-ray com dois episódios acaba saindo quase R$200,00 para nós.

 A maior tristeza disso é o fato da equipe de animação perder o emprego, sendo que tinha bastante gente talentosa lá. Resta torcer para que eles sejam bem recebidos por outros estúdios.

 Quanto a Gangsta., que teve um final totalmente aberto, sempre tem a chance de um estúdio se interessar em adquirir a licença e continuar de onde o outro parou, aí depende da popularidade da série.

2 comentários:

  1. Recentemente teve um tuíte de uma produtora de anime que dizia que a venda de mangás em que o desenho se baseia não ajuda nada na produtora do anime. Com isso deu para ver que eles realmente dependem da venda dos Blu-Rays/DVDs. Eu ainda estou tentando ajudar comprando, mas esses dias está difícil.

    Pior que nem todos os estúdios possuem uma relação forte com os fabricantes de produtos relacionados. A Toei e a Bandai, por exemplo, têm uma parceria bem firme e com isso eles conseguem se manter.

    Mas fico pensando em qual a porcentagem de dinheiro que vai para as produtoras das vendas de versões estrangeiras, que são mais baratas. Deve ser algo irrisório, já que tem que dividir os lucros com as distribuidoras locais.

    Taí uma boa pauta para discussão. Bom esse tipo de matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Esse lance dos mangás é algo que eu já imaginava mesmo. A grana deve ir só para as revistas como Jump e as outras, como os estúdios não têm envolvimento com o mangá, não sobra nada para eles. Eu acho que além dos Blu-Rays/DVDs, os estúdios também ganham uma parte no licenciamento de figuras e outros produtos, até porque muitos são baseados nos animes e não nos mangás. Eubem que queria ter uma coleção de animes, mas infelizmente é inviável.

      No caso da Toei, bem que eles podiam usar essa verba para melhorar um pouco a qualidade gráfica dos animes, é um estúdio que com certeza ganha bastante com produtos, e infelizmente não investe muito nas animações.

      Deve ser muito pouco, se duvidar, eles só ganham com o licenciamento.

      É um assunto bem interessante, eu bem que gostaria de saber mais sobre os bastidores desse mercado, principalmente essa quesão de lucros dos estúdios, mas infelizmente nunca encontrei uma matéria completa sobre isso.

      Abração!

      Excluir