terça-feira, 20 de outubro de 2015

Garo: Guren no Tsuki - Episódio 2


E A PRIMEIRA PARTE DO GUIA DO UNIVERSO GARO!


No episódio anterior: Conhecemos o trio de heróis! A Sacerdotisa Makai (os fansubs estão traduzindo como "Alquimista") Seimei, o Cavaleiro Makai Riakou, e o garoto Kintoki. Numa terra aterrorizada pelos monstros conhecidos como Horrors, um homem foi consumido por sua obsessão e acabou se tornando um Horror. O trio de heróis logo foi dar cabo do inimigo, mas a armadura dourada de Garo parece estar sob a posse de Seimei, não de Raikou! Ele precisa da autorização dela para usar a lendária armadura. O trio derrotou o Horror assassino de mulheres sem dificuldades, mas um novo inimigo surgiu...

Não fala assim com ela cara! Colecionar é legal!

 Já vou começar botando pra fora minha única reclamação sobre a série até agora: A arte e a animação estão muito inconsistentes! Em várias cenas os personagens ficam deformados e os movimentos ficam travadões, fora que as expressões faciais algumas vezes não mudam, o que prejudica até a atuação dos dubladores. Eu espero que isso melhore com o tempo, pois o resto da série está bem legal.

 Bom, vamos falar sobre o episódio :D
 Bem interessante a Seimei conhecer o tal Ashiya Douman, já deu pra perceber que ela é mais misteriosa do que parece, não duvido que ela tenha um passado sombrio.

 Gostei que já apresentaram logo alguns vilões, a série deve seguir o formato monstro da semana, enquanto os vilões vão se movimentando aos poucos. É o melhor estilo na minha opinião, deixa a coisa diversificada e não perde o ritmo no enredo, bem no estilo dos primeiros Garos (saga Kouga) e também Honoo no Kokuin. Não dá pra fazer algo só com monstros da semana sem um grande vilão na história, senão fica como Makai no Hana, que foi muito devagar.

 Um Horror com uma temática de espadas, bem bacana. Essa coisa dos monstros terem uma temática é algo que gosto muito em tokusatsus, e está se transferindo bem para essa série animada.

Zaruba é o cara!

 Haha na postagem anterior comentei com o amigo Usys sobre a relação da Seimei e o colecionismo, e pelo visto ela é uma colecionadora mesmo (mais um ponto para a Seimei XD). Pelo que o Raikou comentou ela coleciona objetos exóticos. Hmm, será que se isso fosse no nosso presente, a Seimei se interessaria por figuras? São objetos exóticos também hehehe.
 E por falar na Seimei, a moça tem vários admiradores, e alguns parecem bem desagradáveis. Corra Seimei! Corra! E corra das borboletas também! Medo de borboletas, a moça é meio louca mesmo...

 Nesse episódio já foram apresentados os Cães de Guarda (Bankenjo), que são os responsáveis por delegar tarefas para os Cavaleiros e Sacerdotes. Pior que essa Bankenjo é interpretada pela Mayu Udono, que também interpretou a Bankenjo Garm em Honoo no Kokuin.

 Bem interessante como introduziram a poetiza Izumi Shikibu na história! Agora fica a dúvida se ela vai ter mais relevância ou vai ficar só como referência mesmo.

 Que bom que o Kintoki não é só um moleque que está ali para incomodar, ele tem sua função também, identificar Horrors. E ele por enquanto não e irritante como muitos parceiros mirins por aí. Mas será que ele é um garoto mesmo? Na cena do passado do Raikou, o Kintoki estava igual ao que ele é no presente!

Aí sim hein!

 O passado do Raikou é bem interessante, e bem misterioso. O cara já estava no estado consumido pela armadura, o que será que aconteceu com ele? A ideia de ele ter se transformado em Horror e a armadura ter protegido ele é bem interessante, e seria diferente dos heróis dos outros Garos.
 Mas eu confesso que o que mais me surpreendeu foi o fato do Raikou ser Minamoto no Yoritsumu! Putz o bagulho estava ali na minha cara e eu nem me liguei, Raikou + Kintoki (bem que o Usys apontou nos comentários do post anterior)! Ok, eu não percebi pois estava distraído com a Seimei... Enfim, bem legal a ideia! Com certeza não é coincidência a relação Kintoki (Kintaro) o "Garoto de Ouro" e Garo o "Cavaleiro de Ouro", e também o fato de Minamoto no Yoritsumu/Raikou lutar contra Youkais no folclore japonês, e aqui em Garo ele luta contra Horrors. Essa série fica cada vez mais interessante!

 Bem louca a história do Hisayori, o cara devorou o próprio pai! Achei meio estranho o crânio do pai ser tão pequeno...

 Uma das coisas que mais me intriga agora são as idades do Raikou e do Kintoki. A Seimei tudo bem, entre 20 e 30 anos uma pessoa não muda, e pelo visto ela está entre essa faixa, digamos que aquela cena no passado era de uns 5 anos atrás e ela teria 20, e agora tem 25, tranquilo. Mas o Raikou estava bem jovem e o Kintoki estava igual. Será que o Raikou tem um crescimento acelerado ou será que o Kintoki não envelhece? Bom, só posso aguardar e torcer para que isso tenha alguma explicação. Pelo visto já vai rolar o primeiro combate com o Ashiya Douman, e parece que a coisa vai ser feia!

 Até o próximo episódio de Garo: Guren no Tsuki!


 E como na outra postagem eu comentei sobre um pequeno guia sobre o universo Garo, tive a ideia de fazer por partes. No final de cada postagem, informações sobre alguma coisa do universo do Cavaleiro Dourado (quem sabe depois de tudo dá pra fazer uma compilação XD). E pra começar, lógico que vai ser...

Cavaleiro Makai

 Homens (não existem Cavaleiros Makai mulheres) que são treinados desde criança para caçar e destruir Horrors, aprendendo combate e manipulação de energia.
 Ao fim do treinamento, o Cavaleiro recebe a Armadura Makai, um traje que aumenta consideravelmente seu poder e o protege da energia dos Horrors. A armadura é que escolhe o seu portador, sendo que ela escolhe (ou podemos dizer que é herdada) pessoas do mesmo sangue (de pai para filho), ou de tutor para discípulo no caso de um Cavaleiro órfão ou que não tenha relação sanguínea com Cavaleiros Makai. O Cavaleiro também recebe uma arma especial feita de um metal chamado Metal Espiritual, que é especial para destruir Horrors. Essa arma está diretamente ligada a armadura, com um movimento especial ela é capaz de abrir o portal que invoca a Armadura Makai para o plano terrestre, direto no corpo do Cavaleiro. Ou seja, sem arma espiritual, sem armadura.
 A Armadura Makai pode ser considerada uma maldição, seus poderes podem corromper um Cavaleiro, que só pode trajar a armadura por 99.9 segundos, após esse tempo, o poder da armadura começa a queimar o Cavaleiro até ele ser consumido pelo poder Makai e se tornar uma besta das trevas (é o que vimos o Raikou transformado na cena do passado nesse episódio), e para parar essa besta, um golpe de energia concentrada deve ser desferido contra uma fonte de poder que fica exposta no corpo do Cavaleiro Bestial, algo que pode matar o Cavaleiro.
 A arma e a armadura também absorvem energia negativa dos Horrors que destroem, e após uma certa quantidade de Horrors derrotados, o Cavaleiro deve passar por um ritual de purificação para limpar tal energia. Apesar de isso ser um obstáculo, também traz benefícios, pois a energia purificada concede algumas melhorias no equipamento do Cavaleiro (é como subir de nível em um jogo de video game).

 Um Cavaleiro deve manter sua mente sempre focada, mantendo seus sentimentos controlados e sempre lutando pelo bem. Sentimentos negativos podem levar um Cavaleiro a se transformar num temível Cavaleiro Horror (é um conceito bem parecido com o Jedi e o Sith de Star Wars).

 Cada Cavaleiro tem seu próprio território, e ele é proibido de entrar no território de outro Cavaleiro sem a permissão dos Bankenjos. O traje do Cavaleiro sempre porta um ornamento que o identifica. Um Cavaleiro é estritamente proibido de usar sua arma contra humanos, ele pode se defender com os punhos normalmente se for atacado, mas não pode tirar uma vida humana. A sociedade dos Cavaleiros Makai é secreta, por isso o Cavaleiro não deve revelar sua identidade (existem métodos para evitar isso, que veremos em outra postagem) e também não deve envolver civis em sua luta contra os Horrors.

 Cavaleiros mais poderosos recebem um Madougu, como o Zaruba (mais sobre os acessórios em outra postagem), e também recebe um título, como Garo, por exemplo, que é o título do portador da Armadura Dourada.

 Um Cavaleiro também pode estudar magia como um Sacerdote Makai, mas esses raríssimos Cavaleiros geralmente se especializam em um único tipo de feitiço, diferente de um Sacerdote que tem um vasto "arsenal".


 Acho que isso é o suficiente (ficou maior do que eu esperava) para entender bem um Cavaleiro Makai. Na próxima postagem teremos mais informações sobre o universo Garo! ;)
Obs.: Essas informações são do meu conhecimento da franquia Garo, nada foi copiado de outros sites/blogs, então alguns termos podem ser um pouco diferentes do que aparecem em fansubs e outros sites/blogs.

2 comentários:

  1. Nesse episódio deu para ver bem a situação e as relações entre os personagens. Seimei é mesmo bem curiosa. Será que essa coleção de objetos tem fundamento ou é excentricidade dela mesmo. Acredito firmemente na segunda opção.

    E com todos esses elementos, faz sentido a história se passar na Era Heian. Foi uma era bem conturbada, com fome, doenças e desastres naturais, conforme contado em Rashomon, de Ryunosuke Akutagawa. Então foi tudo culpa dos Horrors.

    Não tinha comentado da outra vez, mas também achei esquisito o Kintoki ter a mesma aparência de vários anos atrás. Talvez ele também seja um ente sobrenatural. Outra coisa é que quando Seimei fala que podem chamá-la de qualquer coisa, menos "Mamãe Seimei", achei que ela estava brincando, mas pelo visto esse jeito de chamar não é totalmente inapropriado.

    Agora eu entendo um pouco mais sobre os Cavaleiros Makai. E vejo que Keita Amemiya colocou vários elementos de outros heróis de tokusatsu no conceito, como o limite de tempo. O Ultraman tem um desses, assim como o Fire de Winspector. O jeito da armadura se juntar ao corpo de quem a usa lembra o processo de transformação dos Policiais do Espaço, em que o traje se agrega ao corpo deles. Bom, ele trabalhou com isso por anos a fio. Ou melhor dizer, foi um dos homens que construíram a história do tokusatsu, então isso não é de se espantar. Ele fez um filme no começo da carreira dele chamado Mirai Ninja. Sempre quis ver. Será uma das origens de GARO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      No começo eu até pensei que pudesse ser a primeira opção, mas agora tenho certeza de que a segunda é a correta hehe.

      É interessante como as coisas se encaixam, e isso é só o começo, acho que ainda vai aparecer muita coisa importante da Era Heian.

      Eu também andei pensando sobre isso de ele ser um ser sobrenatural, talvez até um Shikigami da Seimei. Haha esse lance da "Mamãe Seimei" eu ia até comentar na postagem e acabei esquecendo, faz certo sentido chamar ela assim hehehe.

      É bem provável que o Amemiya tenha se inspirado nessas outras séries. Mas também é como você falou, ele é um cara extremamente experiente em tokusatsu, então ele sabe o que funciona bem nesse tipo de série hehe. Esse Mirai Ninja parece bem legal, fiquei bem curioso pra assistir! Talvez algumas ideias de Garo tenham saído desse filme. Vou dar uma procurada XD

      Abração!

      Excluir