terça-feira, 27 de outubro de 2015

Garo: Guren no Tsuki - Episódio 3


E A SEGUNDA PARTE DO GUIA DO UNIVERSO GARO!


No episódio anterior: Ficamos sabendo um pouco sobre o passado do Raikou, onde ele estava dominado pela armadura e foi salvo pela Seimei. O misterioso vilão Ashiya Doman deu as caras, e ele parece conhecer a Seimei. Raikou foi encarregado de ajudar um aprendiz de Cavaleiro Makai, mas na verdade o rapaz era um Horror que devorou o próprio pai. Raikou teve dificuldades, mas conseguiu encontrar a determinação para derrotar o inimigo...

Virjão detectado!

 A Seimei é muito malandra hehehe, ou o Raikou é muito ingênuo. Acho que as duas alternativas estão corretas!

 Dessa vez, a coisa foi bem mais focada em Onmyoujis e magia, que é mais a área da Sacerdotisa Makai Seimei. E dessa vez ficamos sabendo um pouco mais sobre ela, que vem de uma família de Onmyoujis, e inclusive ela é uma princesa. Isso é bem interessante, a Seimei deve ter conhecimento tanto das artes de Sacerdotisa Makai quanto de Onmyouji, então ela deve ser bem poderosa. O que será aquele shikigami que ela queria devolver para o avô?

 Que "tenda" bizarra aquela do Ashiya Doman! O velho parceiro dele é um cara bem misterioso, ou ele é um Horror, ou um Sacerdote Makai corrompido.

Ah, sério?! Não me diga...

 Parece que o Raikou não conhece muito sobre as regras dos Cavaleiros Makai, um Bankenjo não vai mandar um Cavaleiro para resolver problemas entre humanos se não tiver um Horror envolvido. Por outro lado, nada impede o Raikou de se envolver por conta própria, portanto que ele não use seu equipamento para ferir um humano. Isso é um defeito dos Bankenjo, pois eles só agem se tiverem certeza da presença de Horrors, se o Raikou não tivesse tomado a iniciativa de intervir, a Seimei teria ficado sozinha para combater os Horrors que apareceram na mansão.

 Se os caras já desconfiavam do Ashiya Doman desde o começo, porque não foram atrás dele direto? Apesar do Doman ter falado que os caras capturaram um monte de Onmyoujis para poder pegar ele, isso não fez diferença nenhuma, eles não precisavam dos outros Onmyoujis pra isso, nenhum deles entregou a localização do Doman ou tinha ligação com ele. Isso ficou muito mal explicado.

 Pelo visto o Raikou carrega duas espadas, uma normal e outra que só aparece quando a Seimei remove o selo dele, que é a espada espiritual que faz ligação com a armadura. Acho que seria mais legal ele estar sempre com a arma espiritual.

É o fardo de um Cavaleiro Makai.

 Acho bem legal o lance da Seimei fazer um tipo de arena para o Raikou enfrentar os Horrors, e faz certo sentido também para evitar que alguém de fora acaba se ferindo.

 Agora surgiu mais um ponto interessante, o carinha que ficou encantado com a Seimei no episódio anterior se apresentou como Minamoto no Yorinobu! Esse cara é irmão de Minamoto no Yorimitsu, o Raikou! O Raikou até estranhou quando ouviu o nome dele, assim como o Yorinobu estranhou o Raikou ter a armadura dourada. A cena do Yorinobu com o pai ajudou a amarrar ainda mais essa história, a coisa está tomando um rumo bem interessante. Será que a Seimei sabe de tudo isso e esconde do Raikou?

 Essa situação pode complicar um pouco para quem não tem conhecimento sobre a Era Heian. Vejo muita gente reclamando que os personagens não estão tendo desenvolvimento, quando na verdade eles estão sim, mas é necessário conhecer pelo menos os nomes históricos para entender o que está acontecendo. Os personagens não são exatamente como suas contrapartes históricas, mas o
contexto e suas ligações são basicamente as mesmas (a rivalidade de Seimei e Doman, por exemplo), é só ligar os pontos. Pode parecer complicado, mas é bem simples, e acho que vem funcionando bem por enquanto.

 O encerramento foi diferente dessa vez, meio estranho ter algo diferente tão cedo.

 Até o próximo episódio de Garo: Guren no Tsuki!

 Bom, na postagem anterior expliquei o básico dos Cavaleiros Makai, então hoje vou falar de um pessoal que eu curto muito, eles que também arriscam suas vidas lutando contra Horrors...


Sacerdotisas/Sacerdotes Makai

 Como as armaduras dos Cavaleiros Makai só aceitam homens, acabam aparecendo várias praticantes de magia mulheres, claro que existem homens também, inclusive alguns bem poderosos. O conceito é o mesmo para ambos os sexos, mas aqui no guia vou usar apenas o termo feminino, pra não ficar colocando o(a) toda hora.

 As Sacerdotisas já combatem os Horrors muito antes dos Cavaleiros Makai, mas com o surgimento de mais Horrors, e cada vez mais poderosos, um conselho de praticantes de magia se reuniu e criou os instrumentos que geraram os Cavaleiros Makai.

 A Sacerdotisa é basicamente uma maga/bruxa/feiticeira, que usa o conhecimento de magia e alquimia para gerar poderosos feitiços e artefatos. Seu dogma é baseado nos Monges Taoistas, envolvendo muitos conceitos como o yin-yang e os cinco elementos.
 Assim como os Cavaleiros, as Sacerdotisas começam seu treinamento desde crianças, mas ao alcançarem certa experiência nas artes mágicas, elas podem seguir vários caminhos diferentes (diferente de um Cavaleiro que está fadado ao caminho de Cavaleiro), o que faz algumas praticantes se especializarem em um único ofício, como curandeira ou ferreira. Então, nem  todas as sacerdotisas são combatentes, apesar da grande maioria saber pelo menos um feitiço de defesa.

 Em combate, a Sacerdotisa conta com seu vasto arsenal de feitiços, podendo lançar projéteis de energia, controlar elementos como fogo e água, prender o oponente com selos mágicos, criar barreiras para defesa, e muitas outras coisas. Elas contam também com vários equipamentos, o principal é o pincel mágico, que é utilizado na maioria dos feitiços, onde a Sacerdotisa desenha as runas mágicas no ar, ou em alguma superfície ou objeto, dependendo do tipo de feitiço. Elas também portam vários pergaminhos contendo feitiços prontos que as ajudam a conservar energia, e parafernálias para diversas funções, como detectar Horros, abrir certas portas mágicas, flutuar, e mais um monte de coisas. Algumas possuem equipamentos específicos, por exemplo, a Rian (puro amor S2) da saga de Ryuga Dougai, possui uma pistola que canaliza energia mágica.
 Para as Sacerdotisas que se especializam em combate, o conhecimento de artes marciais também é muito importante, as Sacerdotisas são bastante atléticas, realizando várias acrobacias e desferindo golpes com muita habilidade, ao mesmo tempo que conjuram feitiços, basicamente uma mistura de artes marciais avançadas com magia (nas séries tokusatsu é bem bonito ver uma sacerdotisa em combate).

 As Sacerdotisas geralmente servem de apoio aos Cavaleiros na luta contra os Horrors, elas podem derrotar vários Horros sozinhas, mas apoiando um Cavaleiro a coisa fica bem mais rápida e segura. Apesar de não terem a mesma força de um Cavaleiro, as Sacerdotisas possuem um vasto repertório de habilidades, o que as torna bem mais versáteis que os Cavaleiros e as possibilita resolver alguns casos que um Cavaleiro não consegue. Existem pequenas rixas entre alguns Cavaleiros e Sacerdotisas, onde o Cavaleiro acha a Sacerdotisa muito firulenta, e a Sacerdotisa acha o Cavaleiro um ignorante.

 As Sacerdotisas são proibidas de utilizar sua magia para ferir humanos, mas podem usar feitiços para fazê-los dormir, enxergarem alguma ilusão, ou algum outro tipo de feitiço não ofensivo que mantenha os civis longe do perigo. Assim como os Cavaleiros, elas devem manter a Sociedade Makai em segredo.

 O poder corrompe, e a Sacerdotisa lida com poderes perigosos. Ela deve manter um equilíbrio em sua mente e sua energia para evitar cair em tentação e ser corrompida pelas trevas, mas ela também precisa dessas trevas para utilizar feitiços poderosos, vivendo numa corda bamba. Uma sacerdotisa tomada pelas trevas se torna um ser terrivelmente poderoso, um Horror com poderes mágicos. Algumas das maiores calamidades do Mundo Makai foram causadas por aquelas que caíram nas trevas.


Aproveitando o embalo, essa coisinha maravilhosamente linda é que é a Rian (Miki Nanri) citada no guia. Uma das maravilhas do mundo de Garo XD
Inclusive, a habilidade da Seimei de se disfarçar lembra muito a Rian.

2 comentários:

  1. Terminei de ver agora.

    Intriga política rolando. Mais um fator que remete às séries de tokusatsu: os humanos podem ser piores que os monstros. E mexeram com fogo desta vez só para incriminar o outro lado. Essa de criarem um campo confinado também é usado em tokusatsu pelo Spielvan e pelo Ultraman Nexus. Gostei dessa.

    Agora que você falou, de fato. Não tinha uma razão para capturar todos esses Onmyouji se o alvo principal era o Doman. E alguns deles se deram mal ao serem pegos no fogo cruzado. E interessante ver que o Raikou segue firmemente os princípios dos Makai, lutando com a espada embainhada quando o oponente é humano.

    E mais enigmas surgindo. A Armadura Dourada era dos Minamoto. Aqui uma coisa se conecta, mas surge outra ponta solta. Com isso temos um bom desenvolvimento na história. E também percebi que Raikou é virjão. Os diálogos dele com a Seimei entregam tudo. E outra coisa é saber qual é a dela. O que ela pretende realmente e o que ela sabe.

    E foi bom saber das Sacertodizas Makai. E é uma boa combinação, já que os Cavaleiros fazem a luta corporal enquanto as Sacerdotizas dão o apoio de longe. E pelo visto elas compartilham de quase os mesmos problemas dos Cavaleiros, como essa de poder ser corrompida.
    Tenho que tirar um tempo para ver o seriado também. Keita Amemiya é genial e curto desde o tempo dos Metal Heroes.

    PS: Sim. Bosta de vaca fede. Pondo fogo aí é pior ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Sim, esse fator inclusive está presente nos tokusatsu de Garo, e os Horros têm ligação com esse lance dos humanos "podres". Ah, essa do Spielvan agora que você comentou eu estou me lembrando XD

      Pois é, no fim os Onmyoujis só viraram comida de Horror, e alguns até se tornaram Horrors. Foi estranho, a não ser que essa tenha sido a verdadeira intenção por trás de tudo.
      Se o Raikou usar a espada, aí mesmo que ele não consegue mais usar a armadura hehehe.

      Essa dos Minamoto eu achei muito boa, fica a curiosidade pra ver como a coisa vai se desenvolver! A Seimei faz questão de expor o lado virjão do Raikou hehehehe. E já deu pra perceber que ela sabe mais do que parece, e talvez ela tenha algum motivo para ter abandonado sua família.

      Essa combinação é uma das partes mais legais, quando um Cavaleiro e uma Sacerdotiza estão em boa sincronia, rolam uns golpes bem loucos. O Ryuga e a Rian em Gold Storm fazem um belo estrago lutando juntos XD
      O Amemiya vem mandando muito bem em Garo, acho que Makai no Hana é o único regular, os outros são todos ótimos. O mais recente, Gold Storm, foi quase tão bom quanto o primeiro Garo, que até agora é o melhor.

      Haha eu já tive o desprazer de presenciar uma bosta de vaca queimada, não é nada legal hahahaha!

      Abração!!

      Excluir