quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Garo: Guren no Tsuki - Primeiras impressões


O CAVALEIRO DOURADO DO PERÍODO HEIAN!


Ação, Fantasia, Magia, Sobrenatural - Episódios: 24
Estúdio: Mappa, Tohokushinsha - Direção: Atsushi Wakabayashi
Roteiro: Shinichi Inotsume, Sishi Minakami, Shigeru Murakoshi, Masaki Wachi, Takao Yoshioka

Sinopse: Diferente da primeira animação de Garo, essa nova série será um jidaigeki (drama de época) que se passa no período Heian.

A Sacerdotisa da vez!

 Essa série não é uma continuação de Honoo no Kokuin e nem das séries tokusatsu, então dá pra assistir sem ficar perdido na história. Com certeza vão ter referências (nesse primeiro episódio já apareceram algumas), e acredito que assim como Honoo no Kokuin, não será explicado muito sobre o conceito dos Cavaleiros Makai e outras coisas relacionadas, então alguns podem acabar não entendendo pequenos detalhes sobre os "poderes".

 Esse primeiro episódio começou muito bem, passando o clima da série clássica, com um estilo meio sombrio e visual bem radical (bem que dizem que os Cavaleiros Makai parecem ter saído de capas de Heavy Metal), com Horrors (monstros) bem brutais que matam várias pessoas cruelmente. Só achei os Horros meio apelões, esses só olham para as vítimas e já sugam suas almas, nas outras séries a pessoa precisa ser praticamente morta para poder ser devorada. O episódio foi bem movimentado e já tivemos uma amostra de um vilão. Como vão ser 26 episódios, acredito que deve ter mais de um vilão, a não ser que seja como em Gold Storm, onde tem apenas um casal de vilões que dão MUITO trabalho a série inteira, algo que eu acho bem legal, ter um vilão fodão.

 Nenhuma novidade na armadura do cavaleiro Dourado Garo, ela segue o padrão dos Saejima. Acho que seria interessante ela ter algumas partes mais parecidas com um samurai, mas vamos ver, pode ser que ela mude depois, nas cenas do próximo episódio já dá pra ver um visual um pouco diferente, mas aquilo também pode ser algo que eu prefiro não estragar a surpresa.

Mesmo sem sua armadura, um Cavaleiro Makai tem um traje estiloso!

 Um ponto que já achei bem positivo na serie é a Seimei, personagem que com certeza é inspirada na figura histórica Abe no Seimei. As Sacerdotisas Makai costumam ser personagens excelentes, mulheres fortes e de personalidade, então o fato da Seimei ser uma das protagonistas significa que essa Sacerdotisa vai ter um bom destaque, e isso é ótimo, ainda mais que a Seimei já demonstrou ser uma personagem bem legal, tanto no visual quanto na personalidade. Eu até pensei que ela fosse interpretada pela Shizuka Ito, a voz é parecida hehe, mas quem interpreta ela é a também excelente Romi Park, que fez a Emma Guzman em Honoo no Kokuin.
 Outro detalhe interessante é que o Raikou (que cabelo estranho hein cara) é interpretado por Masei Nakayama, que foi o Raiga Saejima na série tokusatsu Garo: Makai no Hana. Pra quem é fá da franquia, é muito legal ver um ator das séries emprestando sua voz na versão animada, mais legal ainda é o Raikou usar um casaco branco nas batalhas!

 O fato de termos um grupo de protagonistas também lembra Makai no Hana! Gostei da interação entre eles até agora, pelo visto é a Seimei que manda no barraco hehehe. Vou torcer para que os personagens sejam tão bem desenvolvidos como na animação anterior!

Seimei em modo de batalha!

 O período Heian foi uma ótima escolha, algo bem diferente das outras séries Garo, e por se passar no Japão (diferente de Honoo no Kokuin) deixa uma brecha para os personagens terem ligação com os personagens dos tokusatus (o Raikou pode ser um Saejima!), algo que seria bem legal. Me parece que não vai ser necessário ter conhecimento sobre o período Heian para entender a história de Guren no Tsuki, o que deixa a série mais convidativa.

 Pra quem não conhece Garo, a proposta da série original é ser um "tokusatsu para adultos", e essa nova série animada já mostra que segue o mesmo caminho. Um universo de fantasia sombria, com cavaleiros e magias, monstros bizarros, mortes, um pouco de suspense, lutas estilosas, e aqueles momentos heroicos com poses bacanas que não podem faltar em algo baseado num tokusatsu. Não é recomendado para crianças!

 Abertura foderosa (como sempre JAM Project), ótima trilha sonora, personagens legais, lutas legais, e muita coisa do universo Garo! É, esse tem chance de ser um dos melhores animes da temporada! Vale a pena acompanhar! Mas um detalhe, essa série usa CG, se você é um dos muitos espectadores de animes que odeia CG, não assista.

 Vou tentar acompanhar esse aqui no blog, se conseguir tempo. E se possível, faço um mini guia sobre Garo para os menos entendidos conhecerem mais sobre o universo do Cavaleiro Dourado.

 Até o próximo episódio de Garo: Guren no Tsuki! Eu acho :P

 E claro que tem o Zaruba!!!!!

2 comentários:

  1. Terminei de ver agora os dois episódios.
    Estou surpreso em ver que os roteiristas são Toshiki Inoue e Sho Aikawa, ambos das séries Kamen Rider. O primeiro capítulo mostrou bem como é o trabalho de um Cavaleiro Makai. No segundo deu para ver um pouco do passado do Raikou. E de fato, nem precisa ter muito conhecimento da série para poder ver. Deu para entender tudo logo de cara. Mesmo assim, acho que vou precisar de um mini-guia ou pelo menos um glossário para entender certos termos.

    Não ligo muito para o fato de usarem CG. Estou acostumado, pois usam bastante nas séries Precure mais recentes para golpes especiais. Só incomoda um pouco a queda dos quadros de movimento em algumas partes.

    Interessante ser na Era Heian. Tem várias referências como o Rajoumon (Rashomon). E esse menino(?), o Kintoki... Por um acaso ele não é o Kintoki Sakata? Não o de Gintama, mas o histórico, que seria o Kintaro. Se for ele é forte pra caramba.

    No mais, achei bem interessante. A Seimei em especial é uma personagem com vários contrastes. Não entendi o que ela vê em um dente cariado de baleia... E vendo bem, a composição do time lembra o primeiro Lion Maru (Lion Man), com um herói, uma garota e um menino. É só que a garota (estou na dúvida se é "garota" mesmo) tem gênio mais forte. E quem diria que o Raikou tem um fraco por doces?

    Zaruba é interpretado por Hironobu Kageyama?! É assim no seriado também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      E não é a primeira vez que chamam gente de Kamen Rider para uma animação Garo, em Honoo no Kokuin a roteirista chefe era a Yasuko Kobayashi!
      O trabalho do Cavaleiro Makai é até bem simples, exterminar monstros, mas ele tem algumas regras que devem ser seguidas que deixam as coisas um pouco mais interessantes. A série não ter ligação com as outras é até um ponto positivo na minha opinião, é legal ter vários universos paralelos. Mas que seria interessante os personagens terem algumas relações com os das outras séries, isso seria hehehe.

      Eu não entendo porque a maioria dos fãs de anime têm tanto preconceito com CG, tudo bem que algumas vezes a queda de quadros incomoda um pouco, assim como você mencionou, mas algumas vezes a animação também cai de qualidade, então tudo varia. Acho que o pessoal acabou pegando implicância com CG.

      Esse do Kintoki eu não tinha pensado, seria interessante, mas tem que ver até onde a série pretende usar elementos históricos no enredo.

      A Seimei é a mais legal por enquanto, Honoo no Kokuin teve personagens muito bem desenvolvidos, então tenho boas expectativas que Guren no Tsuki também tenha, apesar da staff diferente. E gosto é complicado né, tem gente que não entende o que nós vemos em figuras de personagens hahaha! Vai ver a Seimei coleciona esse tipo de coisa, ou pode ser útil para algum feitiço, pelo menos nas séries live action, os Sacerdotes Makai têm alguns itens bem curiosos nos seus "laboratórios".
      O Lion Man tem um time? Eu sempre pensei que ele fosse um daqueles heróis solitários! Acho que a Seimei está mais para mulher do que garota, ela parece experiente, tanto em combate como na forma de lidar com as pessoas.
      O fraco por doces do Raikou lembra o Zero, Cavaleiro Prateado dos primeiros Garos hehehe.
      Sim, o lendário Hironobu Kageyama empresta sua voz para o Zaruba desde o primeiro Garo, assim como a JAM Project faz a abertura desde o primeiro também XD

      Abração!

      Excluir