segunda-feira, 9 de maio de 2016

FIGURE REVIEW: G.E.M. - Toushirou Hijikata -Kai Version- (Gintama)

"Samurais devem alcançar sonhos ao brandir a espada e nada mais."

Mais um FIGURE REVIEW no ABB! Esse eu já tinha avisado no De Carteira Vazia, então chegou o momento do homem da maionese, o Vice-Comandante Demoníaco! Durante esse review não pode atender celular, comer ou beber, conversar, e muito menos ler um mangá de To Love-Ru. Senão tem que cometer seppuku!


SOBRE O PERSONAGEM
Nome: Toushirou Hijikata
Idade: 27
Altura: 1,77
Ocupação: Vice-comandante do Shinsengumi
Hobby: Fumar
Dublador: Kazuya Nakai (o mestre das espadas)

 Hijikata, o vice-comandante do Shinsengumi, apelidado de Vice-Comandante Demoníaco por ser extremamente autoritário com seus subordinados e impor medo em seus adversários. Ele é o cérebro do Shinsengumi, já que o comandante Kondou não é muito útil (precisa de 300 episódios para ele agir hehehe). Foi Hijikata quem criou o Kyokuchuu Hatto, as regras do Shinsengumi.
 Antes de se juntar ao Shinsengumi, Hijikata era um moleque encrenqueiro, até o dia em que conheceu o honrado Isao Kondou, que o levou para seu dojo, onde ele conheceu Sougo Okita, seu futuro colega no Shinsengumi. Ele também conheceu a irmã de Sougo, Mitsuba Okita, que viria a ser o amor de sua vida. Quando eles partiram para formar o Shinsengumi, Hijikata deixou Mitsuba para trás, por acreditar que com a vida de violência que ele leva, não seria capaz de fazê-la feliz.
 Hijikata é um homem muito sério e pavio curto, mas no fundo possui muita compaixão, e se preocupa com seus subordinados. Ele é viciado em cigarros e maionese, e acrescenta uma montanha de maionese em absolutamente tudo que ele come, até o isqueiro dele é no formato de uma garrafinha de maionese. Hijikata gosta de lutar, e vê em Gintoki um rival, não só em lutas, mas em bebidas e mais um monte de coisas. Ele está sempre sendo atacado por seu colega Sougo, apesar de no fundo eles serem bons amigos. Mas tentar matar Hijikata é o jeito de Sougo mostrar sua amizade (hory shet!).
 Durante a saga "Crise do Shinsengumi",  Hijikata adquire uma poderosa espada chamada Muramasha, uma espada tão afiada que é capaz de cortar outras espadas, mas essa espada possui uma maldição que transforma seu usuário num otaku inútil, e com isso Hijikata se transforma no otaku Tosshi. Mas tamanha é a determinação de Hijikata que ele acaba superando a maldição e passa a controlar a Muramasha.
 Toushirou Hijikata e o Shinsengumi de Gintama são inspirados em fatos reais. O Shinsengumi foi uma tropa que existiu mesmo, mas falar sobre eles aqui ocuparia muito espaço (é só dar uma googleada básica). Hijikata foi inspirado na figura histórica, Toshizo Hijikata, que foi o verdadeiro vice-comandante do Shinsengumi e que também era conhecido como Vice-Comandante Demoníaco. Inclusive no novo filme de Gintama, que se passa alguns anos no futuro, Hijikata aparece com visual idêntico ao que o verdadeiro Hijikata usava em sua famosa fotografia.



FIGURE

Dados da figura
Fabricante: MegaHouse
Origem: Gintama
Personagem: Toushirou Hijikata
Escultor: Arai Kyousuke
Material: PVC
Escala: 1/8 (23cm)
Preço do fabricante: ¥7800
Data de lançamento: 09/09/2013

A caixa é bem simples, no mesmo padrão da caixa do Gintoki.

Conteúdo da caixa: Figura, braço intercambiável, maionese, base, 2 cigarros, espada.

A espada. O cabo e a tsuba estão perfeitos, por eles dá pra identificar que essa é a Muramasha, e não a espada normal que o Hijikata usa no começo da série. Só achei a espada meio curva demais.

A espada pode ser colocada na bainha (que é fixa na cintura do personagem e não pode ser removida). É bem fácil de embainhar e desembainhar, pois a bainha tem certa folga.

A maionese. Nas fotos promocionais eu achava que era o isqueiro do Hijikata, mas agora vejo que tem maionese saindo da tampa. Esse acessório com certeza tem tudo a ver com o personagem, diferente daquele garfo que vem com o Gintoki. Tem espaços certos para encaixar os dedos, mas é meio complicado de manusear, pois cai com facilidade,e fica uma certa preocupação de os dedos abrirem muito e não conseguirem mais segurar o cigarro.

Os cigarros. Como na maioria das figuras fumantes, vem duas peças. Essa foto ficou muito ruim, mas acho que dá pra perceber que a ponta tem uma pintura dourada, isso ficou ótimo, parece que os cigarros estão acesos, MegaHouse mandou muito bem nesse detalhe.

A base. Ela é bonita, segue o mesmo padrão de pintura das outras figuras da coleção, só tem outro formato. O problema são essas plataformas totalmente desnecessárias onde encaixam os pés da figura, são muito estranhas e ficam muito aparentes com a figura encaixada. Bom, pelo menos a figura fica bem firme na base.


Com a figura montada, girinho básico!
Essa pose ficou melhor do que eu esperava, nas fotos promocionais eu tinha minhas dúvidas, mas fiquei bem satisfeito com o resultado, tá com um estilo meio "boss" hehe. E como eu já falei outras vezes, personagens com jaqueta/casaco pendurado nos ombros sempre ficam badass. O grande problema que quase estraga a figura é ele estar exageradamente magro, coisa que o personagem não é.

Sem jaqueta. Não tem a mesma graça, mas pelo menos lembra a grande luta do Hikata contra o Isaburo Sasaki.

Não tem muito o que errar nos pés, pois são bem simples. Essa pintura ficou muito boa. Problema mesmo são as plataformas na base, não custava nada deixar os pés numa posição mais plana pra evitar isso.

As dobras da calça estão muito bem feitas, a pintura da roupa em geral ficou ótima.

Os detalhes da roupa e a forma como o casaco fica nos ombros estão excelentes!
Parece que a MegaHouse aprendeu com o erro no Gintoki e agora não mais dedos sem unhas.

Como já mencionado, a bainha é uma peça fixa na figura, e assim como no design original, ela fica ali simplesmente "colada" na cintura do Hijikata hehehe.

O cigarro não tem bem um encaixe, é só botar ele entre os dedos. Fica mais firme do que eu esperava, mas ainda assim pode cair com algum movimento brusco.

A figura não tem nenhum pino ou encaixe nas costas, pois a jaqueta fica simplesmente apoiada nos ombros da figura, e bota bem apoiada nisso, chega a ser difícil de tirar. É incrível a pressão que ela faz quando "encaixada" nos ombros. A Jaqueta é feita de material maleável.

E a jaqueta está muito legal! O movimento principalmente ficou foda! As linhas douradas tem uma ou outra falha, mas nada que incomode.

Gostei bastante do rosto, essa expressão fria combina muito bem com o Hijikata. O cabelo tem algumas bolinhas do lado direito da figura.

Taí ele com a maionese. Seria muito engraçado se ele tivesse uma expressão adicional de quando vai para a fábrica. Nossa, pesquisando por essa imagem da expressão descobri que buscando coisas de Gintama no Google aparecem várias screens do ABB XD

Trocar os braços é muito fácil, os encaixes são bem simples. O braço estendido serve para ele segurar a Muramasha, uma pena que não tem um rosto adicional que ele esteja com o cigarro na boca, ou um segundo braço esquerdo pra ele segurar o cigarro, ficaria foda demais ele com a espada e o cigarro.

As duas poses ficam ótimas, é beeem difícil escolher qual expor. É o tipo de figura que eu vou estar sempre trocando a posição.



 E é isso! Essa figura ficou  muito boa, com um olhar bem no estilo Hijikata e detalhes muito bem trabalhados. A opção de deixar com espada, ou cigarro, ou maionese, é ótima e deixa a figura mais versátil. E ainda tem a opção de deixar com ou sem jaqueta. A MegaHouse fez um ótimo trabalho. Tem o probleminha da base, que é meio complicado. E tem o grande problema da magreza, que é o ponto fraco da figura. Não é algo que estraga a peça, mas com certeza incomoda. No geral, é uma ótima figura para os fãs de Gintama ou até mesmo pra quem quer figuras de espadachins maneiros. Ele já está com um preço bem inflacionado no mercado, mas a MegaHouse vai relançar ele em setembro. Porém, o relançamento é em tiragem exclusiva, e com preço bem maior que o lançamento original. Mesmo assim sai menos caro que comprar o primeiro relançamento inflacionado. Não sei se não vale mais a pena investir no Hijikata versão Figuarts ZERO, da Bandai, que saiu há pouco tempo. Eu tenho o Figuarts ZERO mas ainda nem tirei da caixa. Quando for possível faço um review e comparação entre as duas versões, mas já aviso que o Figuarts ZERO é bem menor que o G.E.M.

Até a próxima!!!!


EXTRAS

Essa foto participou de uma pequena exposição de um estande de figuras em um evento de animes (que eu me lembre foi em 2014) e chamou bastante atenção por ser a única coisa de Gintama no meio de tantos Cavaleiros, Dragon Ball, Naruto, e Marvel. Tá certo que a maioria olhava e perguntava "Quem é esse?" Definitivamente Gintama não é muito conhecido aqui no nosso país.


Os rivais!

- Tosshi, você ainda acha que eu sou uma chinesinha kawaii?
- Vai a merda pirralha, não sou mais otaku! E não me chame de Tosshi!

Em certo episódio, Tosshi (o otaku da Muramasha) fica fascinado com Kagura, dizendo que ela parece uma cosplayer ou uma bonequinha. Ele tira várias fotos enquanto fala várias coisas que fazem referência ao Comiket, evento onde as cosplayers são abordadas por dezenas de fotógrafos ao mesmo tempo, parecendo celebridades.

Os fumantes! Tirem as crianças da sala!


Gintama ganhando cada vez mais espaço!

- Saiam, personagem principal sou eu! Vocês não merecem foco!

- Mas o review é meu! Sai pra lá!
- HAHA! Ficou fora de foco, trouxa!

- Mas eu sou menina aru! Quem tem que aparecer sou eu e não esses tiozinhos cagões aru!
- HAHA! Ficou sem foco também!

- Lá vem essa pirralha atrapalhar nossa disputa, volte quando você tiver peitos grandes!
- É, bora ver quem bebe mais saquê!
- Ei! Voltem aqui seus putos aru!

De costas parece até que eles estão caminhando mesmo hehehe.


- É isso aqui que dizem que faz mal pra saúde?
- Solta isso baixinha, eu fui até Namekusei pra conseguir esse precioso cigarro! E criança não pode fumar!

- Humph! Nem queria mesmo...
- Se for menina má vai ter que cometer seppuku!

2 comentários:

  1. Assim é que se faz! Mostrando todos os detalhes da roupa e dos acessórios! E a foto dos cigarros ficou boa, sim. Deu para ver que a ponta é acesa sem problemas.

    Realmente a figura ficou meio fininha, mas transmite bem como é o personagem. E com todos esses opcionais dá para ficar com um tremendo nó na cabeça para escolher em qual pose colocar para expor. Mas ia ser legal com a espada e o cigarro ao mesmo tempo.

    Os diálogos dos personagens ficaram muito bons! É assim mesmo que eles falam! Brigando por besteira exatamente como no original! E não se preocupe. Tem mais um aqui que foi infectado por Gintama. Tanto que agora tenho referenciado o desenho no meu blog também.


    ......Tem cigarro em Namekusei? Pensei que todo mundo lá só tomasse água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Usys!

      Infelizmente ficou escura e meio fora de foco. Mas se dá pra ver o detalhe já é algo hehehe.

      O estranho é que a MH não fez ele tão magro na primeira versão, vai entender... O bom é que como é fácil de trocar as peças dá pra trocar com frequência bem tranquilo XD

      As discussões deles na série são a inspiração absoluta para essas fotos e diálogos hehehe! E pensar que na série eles brigam por coisas ainda mais sem sentindo. Depois que conhece é impossível não ser infectado XD

      Tem sim, uma grande plantação de tabaco! Quando os cigarros são proibidos na Terra, o Hijikata chega a pegar um ônibus espacial para procurar por um cigarro, mas o único planeta que ainda tem plantação de tabaco é Hamek (que é Namekusei hehehe). Pena que o "Brieza" já tinha destruído todas as plantações (e já tinha matado o Grillin) e o Hijikata ainda teve que lutar com ele...

      Abração!

      Excluir